top of page

PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA - PDT NA LUTA!

  • Foto do escritor: Messias Barbosa
    Messias Barbosa
  • 21 de ago. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 22 de ago. de 2019




(Sem Investimentos não há Desenvolvimento Econômico, tampouco Social!)


Hoje, 20/08/19, estive presente na inauguração do "Espaço Cultural PDT 12". Mais um dia de aprendizagem sobre esses momentos críticos que dizem respeito às decisões políticas adotadas por governos anteriores (e o presente) que refletem na situação econômica instaurada no Brasil. O Espaço criado vai abordar sobre temas diversos que dizem respeito, como não poderia ser diferente, aos problemas e demandas sociais do Rio de Janeiro e Brasil.


Um encontro de aprendizado sobre os problemas, mas também das saídas como propostas para essas crises (política e econômica) que vêm afundando o nosso Brasil num buraco tido quase sem fundo.


Na oportunidade, a inauguração contou com a presença de Ciro Gomes (1957) – político, Advogado e Professor Universitário brasileiro; ex-Deputado, Prefeito, Governador; Ministro da Fazenda, Ministro da Integração Nacional e ex-candidato à Presidência do Brasil em 2018.


Basicamente Ciro Gomes centraliza as questões problemas junto aos:

Complexo educacional;

Complexo de saúde;

Complexo de segurança pública;

Complexo de pavimentação e construção civil;

Complexo de desenvolvimento social e econômico.


Enquanto o Brasil não tiver um projeto nacional de desenvolvimento, sendo servido por outras nações com produtos e serviços de grande valor agregado (tecnologia, maquinários do setor de saúde, agronegócio, todos aqueles de primeira linha; exportar o petróleo bruto e importar seus derivados...) estaremos gerando investimentos, empregos, renda, consumo e consequentemente desenvolvimento em outras nações.


Tais complexos são motores de desenvolvimentos dessas nações.


Ciro Gomes propõe como soluções de curto e longo prazo um grande projeto desenvolvimentista que passam por 4 grandes eixos, os quais podem sustentar e retirar o Brasil dessas crises e lhe dar oportunidade de alcançar sua autossuficiência, sua soberania.


São os quatro grandes eixos que sustentam o crescimento e desenvolvimento do nosso Brasil: Renegociação de dívida familiar; dívidas das empresas; investimentos públicos; e, reindustrialização do Brasil.


Enquanto o país estiver refém dessas políticas macroeconômicas que vêm contribuindo com a desindustrialização do Brasil, fechamento de empresas, desemprego aumentando, o que gera instabilidade econômica – nenhum investimento, e geração de renda mínima necessária, também criando situações vexatórias a respeito do meio ambiente junto a outras nações, o país vai sendo colocado de lado pelo restante do mundo.


Com isto, o Brasil continua com mais de 60 milhões de pessoas com o nome no SPC e Serasa; mais 30 milhões de pessoas beirando a informalidade, mais de 10% de sua população desempregada; e quase 30% desalentada. Estes números desorganiza o mercado formal – o qual emprega, paga impostos, investe e desenvolve a economia do país.


Esses números contribuem com avanços significativos quanto à incapacidade do governo investir em saúde, educação, segurança pública, cultura, construção civil, entres outros setores que fazem parte da sociedade brasileira. Uma vez que recursos públicos (impostos) não estão sendo suficientes para atender as demandas sociais.


Estes números com a falta de um projeto produtivo e de consumidores contribuem para incapacidade de gestão, investimentos e desenvolvimento em todos aspectos por parte dos ambientes formais públicos e privados. Porque há instabilidades, graças à falta de clareza ao que vai acontecer sem um projeto definido para o Brasil. Investidores atuam com cautela ao extremo.


Com essas políticas e um despreparado nos governando – o Brasil beira um colapso social e econômico.

 
 
 

コメント


bottom of page