SERRA CAIADA-RN: ENTRE 2017 A 19 RECEITAS REALIZADAS AUMENTAM 77%
- Messias Barbosa
- 25 de ago. de 2019
- 2 min de leitura

Tabela - link:
RECEITAS PREVISTAS E REALIZADAS DOS ANOS 2017 A 2019 DE SERRA CAIADA-RN SÃO CONSTANTES A CRESCENTES.
Nesse período, mesmo com o país em crise, observamos crescimento de quase 62% da receita realizada de 2018 em relação à receita de 2017; vale lembrar que o ano de 2017 estava presente no país o pico da crise econômica – a qual ainda não sucumbiu. Isto explica a não realização da receita prevista para esse exercício. Mesmo diante deste cenário, observamos também que a receita prevista para o exercício em curso (até o presente mês) já foi realizada, com 24,67% realizados a maior.
Para construção desta tabela, tais dados foram consultados na fonte citada até o dia 22/08/2019. Também nessa mesma fonte, existem opções para consulta de recurso que Serra Caiada arrecada e destina, são elas: “por Receitas, Unidade Gestora/Gestão” ou “Por fonte”.
Sendo assim, para construção da presente tabela, optou-se pela opção de conhecimento sobre arrecadações dos períodos citados “Por Receitas”. Uma vez entendido que as demais opções trazem informações detalhadas quanto às fontes de recursos e/ou destinatárias, para atender os gastos com serviços, obras, compras e salários dos servidores.
Porém, segundo o IBGE, até 2015 noventa e cinco por cento das receitas de Serra Caiada-RN eram oriundas de fontes externas; ou seja, de emendas e programas sociais e receitas específicas destinadas para o funcionalismo público necessário básico do município.
Devemos analisar quais áreas sofreram investimentos com tais receitas crescendo: urbana - estruturas físicas, obras; ou social com educação. Entre ambas, inclusive.
Ao passo que as receitas realizadas aumentam, existem destinos certos para as mesmas. Sejam com a folha de pagamento, despesas com o fluxo de material básico para as secretarias locais, serviços eletrônicos e prestação de serviços terceirizados diversos; manutenção e investimentos em obras em prol do avanço de infraestrutura, pavimentação e/ou urbano - patrimônio público. Bem como o funcionalismo público geral (aqui a gestão deve mostrar sua capacidade de competência) e atendimento a programas sociais determinados em leis.
Sobre Messias Barbosa
Com 26 anos, é bacharel em Administração de empresas pela Unesa. Fechou o curso de Ciências Econômicas em 2018 para se especializar em Gestão Pública pela Universidade Cândido Mendes (03/20, buscando entender esse momento complexo que vive o Brasil. Serra-Caiadense, tem vivência nos segundo e terceiro setores socioeconômicos – com participações em eventos diversos e visão abrangente de temas contemporâneos. Obtém facilidade de construção de contratos de trabalho e de projetos acadêmicos. É capaz de colaborar em programas, geração de conteúdos e novas ideias, projetos profissionais.
Commentaires