top of page

VOCÊ, AMIGO (A) SERRA-CAIADENSE, SABE QUANTOS E QUAIS FORAM OS PREFEITOS QUE NOSSA CIDADE JÁ TEVE?

  • Foto do escritor: Messias Barbosa
    Messias Barbosa
  • 10 de jun. de 2020
  • 4 min de leitura

Atualizado: 21 de jun. de 2020



CAPÍTULO I

Hoje vamos iniciar uma série que trata sobre a história e evolução política de Serra Caiada-RN, a qual contará com cinco capítulos. Com foco nos ex-prefeitos do município de Serra Caiada-RN, a série trará cinco capítulos. Este é o primeiro. Os demais serão publicados nas manhãs dos próximos domingos. Sem falta!


Sobre o autor desta iniciativa: Filho de Serra Caiada-RN;

aos 27 anos, Messias é formado em

Administração de empresas;

estudante do curso de especialização em gestão pública;

blogueiro, gera conteúdos para suas plataformas digitais

voltados a assuntos como política, economia,

saúde, educação - e outros de interesses do coletivo.

É importante já adiantar que, para dar base à série política que iremos tomar conhecimento, entendeu-se necessária abordar sobre a evolução histórica do nosso município Serra Caiada-RN.


PRIMEIRO PREFEITO.

Com a instalação do município em 1º de janeiro de 1954, foi nomeado prefeito interino o Tenente da gloriosa e amada Polícia Militar do Rio Grande do Norte, JUVENAL ANDRELINO DE SOUZA, nomeado pelo então governador SILVIO PIZZA PEDROSA, que governou até 31 de janeiro de 1955, quando tomou posse o primeiro prefeito constitucional, o Dr. Sílvio de Araújo Sales, irmão do Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, este foi o primeiro Capelão da PMRN.


História

O povoamento na região começou com a concessão de datas de terras ao Padre José Vieira Afonso, em 1º de dezembro de 1754, terras essas situadas entre os rios Jundiaí e Catolé, que ladeavam a encosta da conhecida Serra Caiada, principal acidente geográfico da região. Essas terras se destinaram principalmente às atividades agro-pastoris, e, com o surgimento de diversas fazendas de criação de gado e plantio de lavouras, favoreceu o crescimento do povoado.


A área que constitui atualmente o município de Serra Caiada integrava, nos idos de 1833, o território de São Gonçalo do Amarante e, em 1874, passou a fazer parte do município de Macaíba.


O povoado teve como marco principal de sua fundação, a construção da primeira capela no ano de 1886, sob a orientação do padre João Maria tendo como padroeira Nossa Senhora da Conceição, imagem que foi trazida para a capela no dia 6 de dezembro de 1886, por José Rodrigues da Silva, mais conhecido com José Zumba, o valentão, considerado um dos primeiros povoadores do município.


O principal acidente geográfico da região, uma serra de 285m de altitude, deu nome ao lugar. Presume-se que o nome “Serra Caiada” deve-se à coloração esbranquiçada da sua rocha o que fez com que os seus habitantes passassem a chamá-la por esse nome.


Os primeiros moradores de que se tem notícia foram: José Rodrigues da Silva (José Zumba); Sebastião Gorgulho, de origem portuguesa que negociava tecidos; Miguel de Souza e João Cizenando. Em 1908 chegaram outras famílias, entre elas a do Sr. Vicente Ferreira, vinda de Pirpirituba, na Paraíba. Na década seguinte chegaram as famílias Amaral, Xixiu, Macário, Moura, Quirino, Santos, Constantino, Souza, Ribeiro, Lira, e Moreira. Entre estas se destacou a do Sr. José Ramos do Amaral, que chegando ao povoado adquiriu grande quantidade de terras, vindo o mesmo a se constituir uma das maiores lideranças políticas e econômicas da região.


Em 1930 foi nomeado pelo Estado Novo o seu primeiro interventor, o Sr. Francisco Costa de Vasconcelos Filho, mantendo-se no cargo até 1945, só se afastando com a queda de Getúlio Vargas do poder. A partir de então, assume o cargo o Sr. José Ramos do Amaral, nomeado pelo então prefeito de Macaíba, o Sr. Alfredo Mesquita, permanecendo até novembro de 1953.


A expansão comercial se deu a partir de 1938, com a criação da feira aos domingos. Este fato tornou-se bastante importante para o crescimento do povoado, tanto pela tradição que adquiriu, quanto pela consolidação do seu comércio. No ano seguinte foi construído o Mercado Público em outro local, para onde se deslocaram a feira e o comércio, onde se mantêm até hoje.

Serra Caiada foi elevada à categoria de vila pelo Decreto-Lei nº 603 de 31 de outubro de 1938, e instalada em 1º de janeiro de 1939, constituindo-se como a sede do distrito administrativo e judiciário do mesmo nome.


O município foi criado pela Lei nº 908 de 24 de novembro de 1953, com a denominação de Serra Caiada. O seu território foi formado com desmembramento dos territórios dos municípios de Macaíba (maior parte), São José de Mipibu e São José de Campestre.


O PRIMEIRO PREFEITO CONSTITUÍDO.

Com a instalação do município em 1º de janeiro de 1954, foi nomeado prefeito interino o Tenente da gloriosa e amada Polícia Militar do Rio Grande do Norte, JUVENAL ANDRELINO DE SOUZA, nomeado pelo então governador SILVIO PIZZA PEDROSA, que governou até 31 de janeiro de 1955, quando tomou posse o primeiro prefeito constitucional, o Dr. Sílvio de Araújo Sales, irmão do Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, este foi o primeiro Capelão da PMRN.

Em 31 de dezembro de 1963, o município passa a se chamar Presidente Juscelino, em homenagem ao ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. Entretanto, o novo nome não conseguiu ser assimilado pela população.




Distrito criado, com a denominação de Serra Caiada, pelo Decreto Estadual n.º 603, de 31 de outubro de 1938, subordinado ao município de Macaíba. No quadro fixado para vigorar no período de 1939 a 1943, o distrito de Serra Caiada figura no município de Macaíba. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1/VII/1950.


Elevado à categoria de município, com a denominação de Serra Caiada, pela Lei Estadual n.º 908, de  24 de novembro de 1953, sendo desmembrado do município de Macaíba. Sede no antigo distrito Serra Caiada. Constituído do distrito sede. Instalado em 10 de janeiro de 1954.


Em divisão territorial datada de 1/VII/1955, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial de 2014. Pela Lei Estadual n.º 3.021, de 26 de dezembro de 1963, o município de Serra Caiada passou a denominar-se Presidente Juscelino.


Pela Lei Estadual, nº 3.077, de 23 de janeiro de 1964, o município de Serra Caiada passou a denominar-se Presidente Kubitschek. Pela Lei Estadual, nº 9.691, de 14 de janeiro de 2013, o município de Presidente Kubitschek passou a denominar-se Serra Caiada.


PlebiscitoEm 7 de outubro de 2012 foi realizado um plebiscito junto ao primeiro turno das eleições municipais para decidir se a população era a favor da mudança do nome da cidade de Presidente Juscelino para Serra Caiada. Com 98,53% dos votos válidos, os eleitores escolheram pela mudança.


Nos vemos nos próximos capítulos. Até lá!

 
 
 

Comments


bottom of page