top of page

SERRA CAIADA-RN: ANOS 60; Ditadura Militar; AI-5 - remoção dos direitos civis; "Anos de Chumbo"

  • Foto do escritor: Messias Barbosa
    Messias Barbosa
  • 15 de jun. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 21 de jun. de 2020


CAPÍTULO II


SERRA CAIADA-RN: 2° e 3° prefeitos; década de 60; Ditadura Militar no Brasil; AI-5 - remoção dos direitos civis e individuais, fortalecendo a censura e tortura; "Anos de Chumbo", época de grande repressão da ditadura.


Sobre o autor.

Filho de Serra Caiada-RN;

aos 27 anos, Messias é formado em

Administração de empresas;

estudante do curso de especialização em gestão pública;

blogueiro, gera conteúdos para suas plataformas digitais

voltados a assuntos como política, economia,

saúde, educação - e outros de interesses do coletivo.


No último dia dez deste mês iniciamos a série que trata sobre a história e política de Serra Caiada-RN, a qual contará com cinco capítulos. Com foco nos ex-prefeitos do município de Serra Caiada-RN, a série trará cinco capítulos. Este é o segundo. Os demais serão publicados nas manhãs dos próximos domingos. Sem falta! Este capítulo está atrasado, peço desculpas, porque este domingo foi corrido demais.


Vimos que o primeiro prefeito constitucional foi o Dr. Sílvio de Araújo Sales, irmão do Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, este foi o primeiro Capelão da PMRN, tomou posse após prefeito interino o Tenente da gloriosa e amada Polícia Militar do Rio Grande do Norte, JUVENAL ANDRELINO DE SOUZA, com a instalação do município em 1º de janeiro de 1954, o qual foi nomeado pelo então governador SILVIO PIZZA PEDROSA, que governou até 31 de janeiro de 1955.  O Dr. Sílvio de Araújo Sales foi prefeito até o dia 30/01/1960.





Os próximos prefeitos foram Fausto Ribeiro de Andrade, de 31/01/1960 a 30/01/1965. Hélio Nelson, ficando no governo de 31/01/1965 a 04/08/1967. Não encontrei registros sobre os impactos destes governos para Serra Caiada-RN. Estes foram, respectivamente, o segundo e terceiro prefeitos de Serra Caiada.


Como o município é pacato, pequeno e fora do radar socioeconômico para o país, o que se sabe sobre esse período é que vivíamos o golpe militar de 1964. Não tínhamos as facilidades, os investimentos, os programas sociais federais que permitem inclusão social e econômica.

Veja o capítulo I aqui. Entenda melhor a história e  a política de Serra Caiada-RN.


Anos antes até a década de 60, por outros olhos.

O voto feminino tinha acabado de ser regulamentado em 1934 no governo Vargas. A TV era um eletrônico para rico. Classes mais camadas sociais mais baixas da pirâmide nem sonhavam. A internet, só depois de 20 anos. Redes sociais, nem se imagina. Muitos de nós não eramos nem nascidos. Eram anos de mando e desmandos dos militares. Período sombrio nas grandes apitais. Imagine nos pequenos interiores...


Em 31 de dezembro de 1963, o município passa a se chamar Presidente Juscelino, em homenagem ao ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. Entretanto, o novo nome não conseguiu ser assimilado pela população.


Período também que é marcado nos grandes centros urbanos pelo auge dos festivais da canção, no Brasil, que eram uma forma alternativa de expressão político-ideológica da juventude.



No Brasil, o presidente João Goulart, que assumiu o cargo após a renúncia de Jânio Quadros, apresentou reformas de bases, agrárias e tributária, contudo foi criticado pelas esferas conservadoras.


Política nos Anos 60

A política nos anos 60 foi bastante conturbada. Veja os principais acontecimentos:


• Os EUA possuíam uma relação diplomática com Cuba, porém em 1961 houve o rompimento após a Revolução Cubana (1959);

• Na Crise dos mísseis, em 1962, projéteis nucleares foram instalados na ilha de Cuba. Esse conflito durou 13 dias;

• Consequentemente, a crise dos mísseis, resultou no embargo econômico e comercial, em 1963, estabelecido pelos EUA e direcionado ao governo cubano. O intuito era revelar que o socialismo não seria o bastante naquele período. O então presidente John F. Kennedy, na mesma época do rompimento,  foi assassinado com um tiro;

• No Brasil, o presidente João Goulart, que assumiu o cargo após a renúncia de Jânio Quadros, apresentou reformas de bases, agrárias e tributária, contudo foi criticado pelas esferas conservadoras.

• À vista disso, iniciou-se a Ditadura Militar no Brasil. Esse período foi marcado pelo Ato Institucional nº 5 (AI-5), pois houve a remoção dos direitos civis e individuais, fortalecendo a censura e tortura. O AI-5 significou a abertura dos "Anos de Chumbo", época de grande repressão da ditadura;

• Por conseguinte, Goulart renunciou após ser acusado de apoiar o comunismo e teve todos os direitos políticos cassados por dez anos. Os militares assumiram o poder e, logo após, Castello Branco passou a governar o país.

Nos vemos nos próximos capítulos. Até lá!

fonte:



 
 
 

Kommentare


bottom of page